Conheça as principais causas de inchaços nas pernas

Dores nas pernas, quem não sente de vez em quando? Depois de um dia de trabalho, é muito comum as pessoas se queixarem de dor e inchaço nas pernas. Porém, existe o incômodo comum e esperado, que desaparece após uma boa noite de sono, e também existe o problema crônico, causado pela má circulação, que deve ser investigado e tratado por um médico vascular.

Veja os 7 principais motivos para dor e inchaço nas pernas

1. Ficar na mesma posição por muito tempo

Ficar horas de pé ou sentado pode causar dor e inchaço nas pernas. O sangue fica acumulado nos membros inferiores, deixando as pernas doloridas. Embora aconteça em pessoas de todas as idades, é mais comum em idosos e gestantes.

2. Dias mais quentes

Quando está fazendo calor, a dor e o inchaço nas pernas podem aumentar. Durante o verão, com temperaturas elevadas, as artérias ficam com mais sangue em seu interior. Além disso, os rins eliminam menos líquidos ingeridos durante o dia. O resultado disso é o aumento dos inchaços, que podem ser tratados com o médico vascular.

3. Flebite

A inflamação das veias é chamada de flebite, sendo uma das principais causas de dor e inchaço nas pernas. As veias ficam duras, inflamadas e doloridas, com sangue coagulado. Outros sintomas são febre, pele avermelhada e sensação de calor na região da dor.

4. Doenças cardíacas e dificuldade de circulação

A dor e o inchaço nas pernas podem aparecer em consequência de doença no coração, normalmente por causa de um entupimento ou estreitamento de artéria, que prejudica a circulação no corpo inteiro. O estreitamento e a alteração no calibre de artérias que ficam localizadas nas pernas também podem causar dor.

5. Doenças do fígado

Se o sangue estiver com excesso de albumina, pode ocorrer o inchaço nas pernas. Quando o paciente se queixa de dor e inchaço, o médico faz a investigação do caso e verifica outros sintomas, como, por exemplo, o amarelado nos olhos.

6. Trombose

Ador e o inchaço nas pernas podem ser causados por trombose, em consequência do uso de anticoncepcionais, herança genética ou sedentarismo. Além do inchaço, as pernas podem ficar arroxeadas e a pessoa pode ter dificuldade para andar.

7. Varizes

As varizes também causam dor e inchaço nas pernas, por causa das dilatações ocorridas nas veias superficiais. Também é comum sentir pressão no local e fadiga.

Se você está com dor e inchaço nas pernas, é essencial marcar uma consulta com o médico vascular!