Conheça os principais exames vasculares de diagnóstico

Os exames vasculares de diagnóstico podem ser realizados após uma consulta com o médico vascular, para mapeamento vascular, para identificar as causas de algum problema de saúde, investigar alguma queixa de dor do paciente ou revelar o potencial de acometimento vascular por histórico familiar e predisposição genética.

Os exames de diagnósticos são realizados para orientar a melhor proposta terapêutica para o paciente. Assim, o cirurgião vascular pode definir o melhor tratamento ou a técnica cirúrgica para a cura de doenças que acometem os vasos sanguíneos.

Exames de imagem

São excelentes exames vasculares de diagnóstico, pois não são invasivos e permitem avaliar a estrutura das artérias e a qualidade dos vasos, identificando como está o fluxo de sangue em seu interior. Entre os procedimentos de imagem utilizados no diagnóstico vascular, estão os seguintes:

  • Eco-doppler colorido;
  • Angiotomografia arterial;
  • Pletismografia;
  • Mapeamento dúplex;
  • Ultrassom de ondas contínuas.

O uso de contraste é necessário apenas para fazer a angiotomografia arterial. A substância é necessária para melhor visualização das condições dos vasos sanguíneos com o aparelho de tomografia.

Qual a finalidade dos exames vasculares de diagnóstico?

O médico avalia se as veias e artérias estão normais, em boas condições, e se o fluxo sanguíneo está como esperado. Também são identificadas outras doenças por meio destes exames, como:

  • Aneurismas – vasos dilatados;
  • Tromboses – vasos obstruídos;
  • Estenoses – vasos estreitos.

O médico também verifica se o sangue está na velocidade e no fluxo corretos, acomodado de maneira adequada no interior dos vasos. Os exames vasculares de diagnóstico também são utilizados para o tratamento de varizes e inchaços nos membros, além de investigação de causas de dores nas pernas.

Estes exames de diagnóstico precisam ser solicitados e interpretados por um especialista, como o cirurgião vascular. Em uma consulta, o médico pode pedir os exames de acordo com as indicações clínicas de cada paciente!