ENDOLASER PARA TRATAMENTO DE VARIZES

O tratamento de varizes por endolaser é um método no qual uma fibra óptica é inserida dentro da veia a ser tratada, emitindo uma energia térmica cuja potência é regulada pelo cirurgião. O objetivo final é causar uma lesão térmica no vaso de dentro para fora, promovendo o seu fechamento completo.

O procedimento é inteiramente guiado pelo ultrassom para sabermos exatamente qual segmento da veia será tratada.

Trata-se de um tratamento minimamente invasivo, pois utiliza apenas um corte de cerca de 1mm, sem necessidade de pontos e que permite uma recuperação muito mais rápida e com menos dor no pós-operatório, permitindo um retorno precoce a suas atividades cotidianas.

Perguntas frequentes sobre endolaser

Apesar de minimamente invasiva, é considerado um tratamento cirúrgico sim, pois exige realização de exames pré-operatórios, utilização de anestesia (local ou raquianestesia, dependendo do caso) e um ambiente cirúrgico estéril.

A principal indicação é para o tratamento de veia safena doente, possuindo grandes vantagens em relação ao tratamento cirúrgico tradicional desta veia. Mas também pode ser utilizada para tratamento de veias perfurantes e outros tipos de varizes, em casos selecionados.

O uso do endolaser não dispensa a necessidade de anestesia, seja ela anestesia local na região da veia a ser tratada ou raquianestesia. Mas após a aplicação do anestésico o paciente não sente mais qualquer tipo de dor.

Complicações graves são muito raras. Como em outros tratamentos de varizes, existe a chance de tromboflebites (inflamação da veia), manchas e até trombose venosa profunda (menos comum). Outras possíveis complicações incluem sensação de dormência em parte da perna (que costuma regredir após alguns meses) e queimaduras na pele (muito raras).

Primeiramente é necessária uma avaliação com o cirurgião vascular, para que seja feito um mapeamento das veias a serem tratadas e avaliada a possibilidade de uso de endolaser para aquele caso. Somente o especialista de sua confiança poderá indicar qual o melhor método de tratamento para cada paciente.

Para agendar uma consulta ou saber mais sobre
o trabalho da Dra. Andrea Klepacz, entre em contato!

Endereço

Rua Joaquim Floriano, 466, Bloco B Conjunto 708 – Itaim Bibi – São Paulo

Siga-nos nas redes sociais:

Nossas redes sociais